Pessoas de raciocínio rápido são mais carismáticas

O que é carisma? De acordo com uma nova pesquisa, é um traço de personalidade associado à rapidez de raciocínio. A pesquisa apresentou testes de conhecimento geral a 417 voluntários que deveriam responder às perguntas o mais rápido possível. Aqueles que chegama à resposta em menos tempo foram também considerados os mais carismáticos – mesmo que eles não tivessem necessariamente o QI mais alto e independentemente de suas personalidades. 

“Nossa descoberta mostra que inteligência social não é apenas saber qual é a coisa certa a se fazer. É preciso também ter habilidade para executar as coisas – e agilidade é um componente importante nesse processo”, diz William von Hippel, da Universidade de Queenland, Austrália. A ideia de testar a rapidez de raciocínio veio da observação: os cientistas repararam que músicos, políticos e figuras públicas carismáticas raramente perdem o rebolado. Aí foi só elaborar o teste. 

As perguntas eram de conhecimento geral (por exemplo, “diga o nome de um gema preciosa” ou “identifique o padrão na figura abaixo”) e as respostas foram cronometradas. Em seguida, amigos dos participantes avaliavam o carisma dos voluntários dando notas para “senso de humor” ou “perspicácia”. No final, havia relação entre as duas características.

Fonte: Revista Super Interessante

Anúncios