Pela valorização da sanfona e dos seus muitos sons

Há 103 anos atrás nascia em Exu, sertão de Pernambuco, o imortal Rei do Baião. Luiz Gonzaga foi responsável por levar para o Brasil e para o mundo o som da sanfona de oito baixos. Diante da importância do músico, dezembro, mês de seu nascimento, se tornou o mês de homenagens ao artista.

Nesta sexta (4) e sábado (5), será realizado a 18ª edição do Encontro de Sanfoneiros de Recife, no Nosso Quintal, que desde 1988 procura manter viva a memória de Luiz Gonzaga e do instrumento que o imortalizou. “Antes do encontro não havia nenhum movimento em homenagem a ele no estado. Esses 18 anos de existência do projeto se deve a experiência musical e poética que Gonzaga nos provém até hoje”, afirma Marcos Veloso, criador e organizador do encontro. O grupo de sanfoneiros também se apresentará em sessão única no Teatro de Santa Isabel, no dia 22 desse mês.

O encontro tem por objetivo promover também um intercâmbio entre sanfoneiros de várias regiões do estado e do Brasil. “Queremos mostrar o trabalho dos sanfoneiros daqui, já que Pernambuco é o estado com a maior concentração de músicos do gênero. Nesse encontro eles podem trocar conhecimento, já que são vários os tipos de sanfona e cada um tem um estilo próprio de tocar”, explica Veloso. Ele também ressalta a importância do encontro para a valorização da sanfona aqui no estado. “Infelizmente o instrumento não tem a devida valorização. Hoje a visibilidade está melhor, mas ainda falta incentivos, uma vez que os sanfoneiros não são capazes de viver apenas da música”, critica.

A Prefeitura de Recife também preparou uma programação para homenagear o músico. Durante duas semanas, começando a partir da próxima segunda-feira (7), O Memorial Luiz Gonzaga, no Pátio de Santa Cruz, reabre a exposição que reúne no acervo instrumentos e fotos do músico. Na programação ainda há uma mostra cinematográfica sobre a vida de Gonzaga além de exposição e oficinas de cordel, em parceria com o Museu de Arte Popular do Recife. A programação completa pode ser conferida no site da prefeitura.

Serviço
18º Encontro dos Sanfoneiros de Recife
Onde:
Nosso Quintal (Rua Leila Félix Karan, 15, Torrões – Recife)

Quando: sexta (4) e sábado (5), a partir das 18h
Quanto: Entrada Franca

Fonte: Folha de Pernambuco

Anúncios