Cantata Natalina será realizada neste domingo

Neste domingo (6) será celebrada a Cantata Natalina especial, na Praça da República, na área central do Recife. O evento contará com três palcos montados para receber uma programação que começará às 17h.

A Cantata Natalina deste ano contará com apresentação de corais e sinfônicas, além de grupos culturais, pastoris e reisados. O público terá apresentações da Orquestra e Coral Criança Cidadã; Banda Sinfônica e Coral Cidade do Recife; além dos Corais e Orquestra de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música e da Assembleia Legislativa.

Ao todo, mais de 300 artistas vão interagir com o público na praça. A iniciativa é do Governo do Estado, juntamente com a Prefeitura da Cidade do Recife, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Para compor a festa, a Praça da República receberá uma iluminaçãoue será inaugurada no mesmo dia da Cantata. No entorno da Praça, o Palácio do Campo das Princesas, o Palácio da Justiça e o Teatro Santa Isabel também estarão com iluminação temática. A decoração da festa contará também com um Presépio.

Confira a programação completa:

17h – Apresentações de Reisado e pastoris
Local: Praça da República

18h – Apresentação da Orquestra e Coral Criança Cidadã
Local: Palácio da Justiça

18h20 a 18h25 – Deslocamento do público

18h25 – Apresentação da Banda Sinfônica Cidade do Recife
Local: Teatro de Santa Isabel

18h45 a 18h50 – Deslocamento do público

18h50 – Apresentação da Orquestra de Câmara de Pernambuco e Coro de Câmera do Conservatório Pernambucano de Música e do Coral da Alepe

Estacionamento/transfer
Quem for ao evento de carro contará com três pontos de estacionamentos gratuitos: as sedes da Prefeitura do Recife, do Tribunal Regional Federal – 5ª Região (TRF5), situados na avenida Cais do Apolo, além da Assembleia Legislativa, situada na rua da Aurora. O transporte do público será realizado por ônibus. As pessoas com necessidades especiais contarão com um serviço de transfer especial. O transporte dos passageiros será realizado por veículos adaptados do programa estadual PE Conduz. E mais: toda a programação contará com tradução em Libras para as pessoas surdas e audiodescrição para os cegos.

Segurança
A Polícia Militar fará a segurança do evento com policiamento ostensivo e apoio da Central de Vídeomonitoramento. A Guarda Municipal do Recife estará a postos com 25 Agentes do Grupamento Tático Operacional. O Corpo de Bombeiros será responsável pelo socorro de urgência, atendimento pré-hospitalar e prevenção a incêndios.

Trânsito
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou um esquema especial de monitoramento de tráfego para a Cantata Natalina. A operação vai ter início na noite desta sexta-feira (4), com o monitoramento da área durante a montagem da estrutura do evento. Na ocasião, nenhuma via deverá ser interditada. Já no domingo, a partir das 16h, todo o entorno da Praça da República será interditado, na altura dos cruzamentos com a Ponte Buarque de Macedo e a avenida Dantas Barreto. Dessa forma, os condutores que desejarem acessar o Bairro do Recife deverão realizar o desvio pela avenida Dantas Barreto, avenida Nossa Senhora do Carmo e avenida Martins de Barros, depois acessar a Ponte Buarque de Macedo, que terá a circulação mantida. Já as pessoas que pretendem sair do Bairro do Recife deverão utilizar a avenida Cais do Apolo. No total, um efetivo formado por cerca de 20 agentes de trânsito será utilizado durante a operação, que tem o intuito de garantir a segurança viária e a orientação dos condutores.

Ciclofaixa
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, fará uma alteração no percurso da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, em função da Cantata Natalina. Apenas no dia 6 de dezembro será desativado o trecho da ciclofaixa da Ponte Princesa Isabel e o trecho em frente ao Palácio do Campo das Princesas.

Fonte: Folha de Pernambuco