Evento reúne debates e iniciativas em tecnologia e engenharia

Os robôs deixaram de ser utilizados apenas nas linhas de montagem na indústria e já estão presentes na casa das pessoas, de diversas maneiras. Entre os mais comuns, eles estão na área da segurança e ajuda na limpeza doméstica. E com o avanço da inteligência artificial, a tendência é que novas tecnologias estejam mais presentes no lar. Esses são alguns dos assuntos que serão debatidos durante o Expo Eng Tech, que será realizado pela Faculdade dos Guararapes (FG) – integrante da rede internacional de universidades Laureate – entre dias 09 e 14, no campus Piedade da instituição de ensino. 

Com temas ligados à tecnologia e engenharia, o encontro é aberto ao público e contará com palestras, exposições, visitas técnicas e campeonatos. “A intenção é debater e apresentar ao público soluções e inovações que podem ser desenvolvidas ao mercado e serem úteis ao dia a dia das pessoas”, adiantou a diretora da Escola de Engenharia e Tecnologia da FG. Os interessados já podem se inscrever no hotsite criado para o eventoinscricao.faculdadeguararapes.edu.br/expoengtech.

Entre os palestrantes convidados estão o presidente do CREA-PE (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco), Evandro de Alencar; o assessor técnico da Gerdau, Djaniro Álvaro de Souza; o gerente de engenharia Powertrain na Fiat Chrysler Automobiles e responsável pelo Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Engenharia Automotiva da FCA em Pernambuco, Paolo Gazzola; e o analista sênior no Setor de Cálculo da engenharia de desenvolvimento de motores da Fiat Chrysler Automobiles LATAM, Alisson Muniz. Também estarão presentes os engenheiros de sistema do C.E.S.A.R, Herinque Foresti e Allan Ruka, e o engenheiro responsável pela área de meio ambiente e segurança do trabalho na Norberto Odebrecht S/A, Frederico Bastos Gonçalves. 

Robótica e Drones

Durante a programação, o mundo da robótica, segurança de aplicações web, erros de segurança web comum e metodologias de ataque aplicativo da web ficaram reservados para a quinta-feira (12). Na área da robótica, por exemplo, será abordada sua aplicação na área industrial, de campo e doméstica, as competições e o I-Zak, um robô feito de robótica emotiva para representar o Brasil e cumprir os desafios da categoria @Home da Robocup 2015 – competição mundial de robótica, que aconteceu em julho deste ano, na China.  

Campeonato de games

Os chegados em jogos online terão espaço reservado durante a Expo Eng Tech. A FG fechou parceria com a empresa Smart G para levar a estrutura utilizada na Campus Party, que aconteceu em julho deste ano, no Centro de Convenções de Pernambuco. Haverá um link dedicado e os equipamentos serão montados no hall da instituição de ensino. Oito equipes irão competir entre si no League of Legend, sendo cada grupo formado por três alunos que poderão convidar outras três pessoas para disputarem presencialmente. Trata-se de um jogo online competitivo que mistura a velocidade e a intensidade de um RTS com elementos de RPG. Cada partida terá duração entre 40 minutos e uma hora. O time vencedor ganhará um troféu personalizado. 

Só para mulheres

Quem acha que tecnologia é coisa para marmanjo pode mudar de ideia. O público feminino também está presente e terá espaço garantido no Expo Eng Tech. Elas participarão do JS4Girls, um projeto que tem como objetivo empoderar mulheres no meio tecnológico. Nesse primeiro evento, haverá um workshop sobre o desenvolvimento de web.  

Serviço:

O quê: Expo Eng Tech

Quando: 09 e 14 de novembro

Onde: campus Piedade da Faculdade dos Guararapes (FG), na Rua Comendador José Didier, nº 27, Piedade.

Horário: (confira programação completa abaixo)

Quanto: gratuito

Inscrições: inscricao.faculdadeguararapes.edu.br/expoengtech

Informações com a Assessoria de Comunicação

Anúncios