PCR comemora Dia Mundial do Turismo com semana de palestras, oficinas e passeios

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo e Lazer, vai comemorar o Dia Mundial do Turismo com uma programação de palestras, oficinas e passeios. Será entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro. O tema este ano está ligado à economia criativa. Entre os palestrantes do Fórum Comemorativo, estão nomes brasileiros de referência na área: Ana Carla Fonseca e Lucas Foster.

O currículo dela é extenso: mestra em administração, doutora em urbanismo, professora e coordenadora de cursos de pós-graduação no Brasil, na Espanha e na Argentina, além de consultora e assessora para a ONU sobre economia criativa. Ele (Lucas) é psicólogo e consultor em criatividade, economia criativa e desenvolvimento. Ficou conhecido por fundar e dirigir executivamente a ProjectHub, primeira rede internacional para empreendedores da economia criativa estabelecida no Brasil.

Entre os empreendedores locais presentes na programação, destacam-se Mauro Lima, do Taxi Cultural; Victória Moura, sócia proprietária do novo Azul Fusca Hostel; e Lúcia Helena Guimarães Rodrigues, idealizadora do projeto O Mundo Lá de Casa.

Na programação, também estão previstos três passeios do Olha! Recife: um mal assombrado, de ônibus, no dia 26, com destino a alguns dos mais assustadores cartões-postais do Recife; outro de jardineira, no dia 27, em parceria com a Jardineira Tour, com destino à Casa Amarela, Casa Forte, Jaqueira, Graças, orla de Boa Viagem, São José e Recife Antigo; e outro a pé, com participação de fotógrafos profissionais do coletivo Casa das Máquinas, que darão dicas aos participantes de como explorar os melhores ângulos recifenses, também no dia 27.

Os dias 28 e 30 serão dedicados às discussões sobre o mercado de turismo e lazer a partir da ótica de empresários locais, que ministrarão oficinas com temas os mais diversos, durante os expedientes da manhã e da tarde. 

O Fórum Panrotas também trará uma edição especial para a cidade, reunindo, a partir das 13h do dia 1º de outubro, no Courtyard Recife Boa Viagem, palestrantes. Eles falarão sobre negócios de viagem na era da internet e sobre as transformações do setor do turismo. O evento é exclusivo para convidados.

INSCRIÇÕES

Atenção porque as inscrições começam nesta quinta (17), às 15h, exclusivamente através do site www.turismonorecife.com.br. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

26/09 – Olha! Recife Mal Assombrado

Roteiro de ônibus

Horário: 18h

Saída: Praça do Arsenal

Vagas: 50

27/09 – Olha! Recife Fotográfico

Roteiro a pé

Horário: 9h

Saída: Praça do Arsenal

Vagas: 30

27/09 – Olha! Recife Itinerante

Roteiro em ônibus jardineira, parceria com a Jardineira Tour

Horário: 14h

Saída: Cais da Alfândega

Vagas: 35

28/09 – Oficinas

Oficina 1

Tema: Práticas criativas no desenvolvimento de produtos turísticos

Horário: 8h às 12h

Local: Teatro Hermilo Borba Filho – Recife Antigo

Vagas: 30 vagas

Palestrante: Larissa Almeida, Loa Turismo – Formada em Hotelaria e mestre em administração, é professora dos cursos de gastronomia e eventos nas disciplinas de serviço e qualidade no atendimento. Consultora de turismo e empreendimentos de economia criativa, também atua com modelagem de negócios sociais.

Oficina 2

Tema: Turismo de experiência na comunidade

Horário: 8h às 12h

Local: ONG Centro Educacional Saber Viver – Ilha de Deus

Vagas: 20 vagas

Palestrante: João Paulo – Bacharel em Turismo e mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local, já atuou como técnico do Projeto PORTURISMO, em Ipojuca-PE, como desenvolvedor da INCUBACOOP/UFRPE e como consultor do Ministério do Turismo na implementação do Programa de Mobilização do Turismo Local, cuja finalidade era mapear as oportunidades de turismo de base comunitária existentes nos destinos turísticos indutores de Pernambuco. Atualmente é articulador do controle social da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, onde atua no processo de mobilização e coordenação de fóruns e comitês em localidades com alto índice de vulnerabilidade social localizadas na zona sul do Recife. Também é professor universitário desde 2013.

Oficina 3

Tema: Aplicativos mobile como ferramenta de desenvolvimento do turismo

Horário: 14h às 18h

Vagas: 40

Local: Jump Brasil Aceleradora de trabalhos, na Rua do Lima

Palestrante: Diego Lima – Bacharel em Ciências da Computação, Diego é desenvolvedor mobile sênior na Mesa. Com ampla experiência em soluções mobile, já desenvolveu aplicativos nas mais diversas áreas para grandes empresas nacionais e internacionais. Também mantém alguns projetos pessoais Open Source que auxiliam outras pessoas na criação de aplicativos.

29/09 – Fórum comemorativo do Dia Mundial do Turismo

Horário: 18h30 às 22h

Local: Teatro Apolo

Tema: Cidades Criativas, Cidades turísticas.

A proposta do evento é discutir os benefícios que um destino tem ao se tornar “cidade criativa”, título conferido pela UNESCO.

Roteiro

18h30 – Abertura do evento com a palavra do Secretário de Turismo e Lazer, Camilo Simões

18h45 – Palestra 1 – Ana Carla Fonseca – Garimpo de Soluções

19h30 – Palestra 2 – Lucas Foster – ProjectHub

20h15 – Roda de perguntas

20h30 – Cases de sucesso (15 min cada)

– Das 20h30 às 20h45: Taxi Cultural – Mauro Lima – Empresário com experiência diversificada nos segmentos de marketing cultural, projetos educativos, sociais e de entretenimento.

– Das 20h45 às 21h: Azul Fusca Hostel – Victória Moura – Arquiteta Urbanista graduada pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagem pela Universidad de Sevilla, na Espanha, onde cursou e Planeamiento Territorial y Metropolitano e Fundamentos del Habitar.

– Das 21h às 21h15: O mundo lá de casa – Lúcia Helena Rodrigues – Pediatra neonatologista. Trabalha na emergência do Imip e no Cisam, é preceptora do internato de pediatria da Faculdade Pernambucana de Saúde e supervisora em Educação Permanente na Saúde Indígena. Às quintas, é garçonete.

– Das 21h15 às 21h30: Olha! Recife – Bráulio Moura – Gerente de Produtos Turísticos da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, é gestor do Olha! Recife, Recife Sagrado e Recife da Gente. Bacharel em Turismo e especialista em História do Nordeste do Brasil, é também artista plástico e contador de histórias.

– Das 21h30 às 21h50: Rodada de perguntas

30/09 – Oficinas

Oficina 1

Tema: Turismo Comunitário: fazeres e perspectivas

Horário: 8h às 12h

Local: Paço do Frevo

Vagas: 30

Palestrante: Leila Nascimento – Graduada em Turismo e mestre em Antropologia, é atualmente coordenadora do Núcleo Educativo e de Programação Cultural do Paço do Frevo/IDG. Foi assessora da Diretoria de Preservação Cultural da Fundarpe, professora da pós graduação em Cultura Pernambucana e supervisora dos Inventários de Referências Culturais de Pernambuco – Maracatu Nação, Caboclinho, Cavalo Marinho e Maracatu de Baque Solto, do Inventário da Ciranda. É também pesquisadora da Inscrição do Frevo como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, além de ter experiência nas áreas de cultura popular, educação e patrimônio imaterial.

Oficina 2

Tema: Acessibilidade comunicacional no turismo

Horário: 8h às 12h

Local: Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM)

Vagas: 40

Palestrante: Andreza Nóbrega – Vouver Acessibilidade)- Mestre em Educação, possui graduação em Artes Cênicas. É pós-graduanda em Audiodescrição, coordenadora de projetos da VouVer Acessibilidade, atriz e produtora cultural, Tem experiência na área de acessibilidade comunicacional para pessoas com deficiência visual e auditiva, atuando como audiodescritora-roteirista e narradora em produções culturais, artísticas, educacionais, esportivas. Coordena e ministra cursos na área da inclusão.

Oficina 3

Tema: Museus e turismo: possibilidades e práticas

Horário: 14h às 18h

Local: Paço do Frevo

Vagas: 30

Palestrantes: Eduardo Pinheiro – Graduado em História, especialista em Gestão Cultural e em História das Artes e das Religiões, é mestre e doutorando em Antropologia e membro do Observatório de Museus e Patrimônio Cultural – OBSERVAMUS (DAM/PPGA/UFPE) e do Observatório do Frevo. Atualmente ocupa o cargo de Gerente Geral do Paço do Frevo.

Nicole Costa – Gerente de Conteúdo do Paço do Frevo, é doutoranda em Antropologia e coordenadora cultural voluntária da Central Única das Favelas de Pernambuco (CUFA-PE), criando e realizando ações formativas e reflexivas em cultura. Atua como arte-educadora em instituições museais no Recife desde 2000. Já atuou como coordenadora de um bacharelado em Artes Visuais entre abril/2010 e fevereiro/2013. Realizou consultoria educativa para a Fundação Roberto Marinho, em programas de formação de professores. Tem experiência na área de artes, atuando e pesquisando sobre antropologia e arte-educação.

1/10 – Fórum Panrotas

Horário: 13h

Local: Courtyard Recife Boa Viagem

Tema/Palestrante:

– Dez passos para maximizar seus negócios de viagem na era da internet/ Maurici Júnior – Especialista em Marketing Digital e Comércio Eletrônico

– A transformação do Mercado de Viagens: como criar propostas de valor em tempos de ruptura/Zé Luiz Tavares – Especialista em Publicidade e Propaganda

– O que está acontecendo nos setores do turismo/ Arthur Luiz Andrade – Jornalista.

Fonte: JcOnline

Anúncios