Manhã de atividades sobre Robótica Pedagógica Livre na UFPE

No próximo dia 4 de setembro, a partir das 8h, professores, estudantes das licenciaturas e pesquisadores de áreas ligadas à Educação poderão participar da manhã de atividades sobre Robótica Pedagógica Livre (RPL) organizada pelo grupo de pesquisa Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional (CCTE) do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Da programação faz parte a palestra Robótica Pedagógica Livre: uma alternativa metodológica para a emancipação sociodigital e a democratização do conhecimento com o professor Danilo Rodrigues Cesar, Pós-doutor em Educação, Doutor em Difusão do Conhecimento e criador da metodologia Robótica Pedagógica Livre. Danilo desenvolveu o conceito em sua tese de doutoramento apresentando possibilidades de trabalhar a robótica, de forma livre e pedagógica, usando artefatos simples como sucatas.

Uma abordagem diferenciada da robótica tradicional que utiliza kits padronizados e comercialmente adquiridos. No evento o pesquisador vai abordar as contribuições da Robótica Pedagógica Livre (RPL) na ressignificação das experiências de aprendizagem.

Na ocasião também estará presente o militante de software livre Marcos Antonio Rufino do Egito. Educador social das áreas de Software e Robótica Livre, Marcos vai apresentar ao público as ações do Centro Marista Circuito Jovem (CMCJ) que desenvolve um programa de formação de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade mediado pelas novas tecnologias de informação e comunicação.

Entre os trabalhos desenvolvidos no CMCJ está a criação de robôs a partir de resíduos eletroeletrônicos. São peças simples que fazem parte do cotidiano de cada jovem criador e também materiais originários de doações como cabos, fontes e conectores.

Para completar a programação da ação Robótica Pedagógica Livre, que conta com o apoio do Estúdio Abble de Aprendizagem, estarão expostas no hall do CIn/UFPE algumas das peças desenvolvidas pelos jovens formados pelo Centro Marista Circuito Jovem. 

Serviço

Manhã Robótica Pedagógica Livre
Palestrantes: Danilo Rodrigues Cesar e Marcos Antonio Rufino do Egito
Onde: Auditório e Hall do Cin UFPE
Quando: 4 de setembro de 2015 das 8h30 às 10h30
Público-Alvo: Educadores, estudantes das licenciaturas e pesquisadores de áreas ligadas à Educação.
Promoção: CIn/UFPE e CCTE/UFPE
Apoio: Estúdio Abble de Aprendizagem
Evento aberto ao público.

Anúncios

2 comentários sobre “Manhã de atividades sobre Robótica Pedagógica Livre na UFPE

Os comentários estão desativados.