Recife sedia 13º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação

Com o tema a “Educação, Tecnologia e a Escola do Futuro”, acontece, nos próximos dias 23 a 25 de setembro, no Centro de Convenções, em Olinda, o XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, o evento, que já se consolidou como o maior do Brasil na área educacional, levanta debates atuais entre acadêmicos e demais profissionais. A expectativa é que o evento receba mais de 4 mil congressistas de todos ops estados do Brasil, como vem ocorrendo nos últimos anos.

“Discutiremos questões educacionais relativas ao uso da tecnologia, do compromisso social, o clima escolar, a docência do ensino superior na era da conectividade, as novas tecnologias digitais, o uso das redes sociais, como ensinar bem às crianças e aos adolescentes de hoje com todo esse aparato tecnológico e muitos outros temas instigantes e fundamentais para a formação dos educadores”, explica Josias Albuquerque, presidente do Sistema Fecomércio/Senac/Sesc.

“Um dos focos dessa edição será a provocação do debate sobre a escola de hoje, que se encontra obsoleta em diversos aspectos, e a escola que desejamos para o futuro próximo. Precisa-se revestir de um novo ânimo a velha escola, e isto passa por uma formação continuada dos educadores, de posse de novas metodologias e ferramentas de tecnologia que promovem a interação do aprendiz com o objeto do conhecimento. Entretanto, nem tudo o que a escola atual oferece é ruim: deve-se aproveitar as experiências exitosas do presente e passado como marco para construir uma escola do futuro”, ressalta o professor Arnaldo Carlos de Mendonça, coordenador do evento.

A conferência Magna de Abertura contará com palestras de Moacir Gadotti, mestre em Filosofia da Educação e diretor do Instituto Paulo Freire, que falará sobre “Educar para um outro mundo possível”, tema de um dos seus muitos livros já publicados. A abertura também contará com o Eduardo Lyra, jornalista autor do livro “Jovens Falcões”, fundador do projeto Gerando Falcões, que atua nas escolas públicas do país, e faz parte do Global Shapers, desdobramento do Fórum Econômico Mundial que seleciona jovens líderes transformadores. Eduardo Lyra é considerado um dos jovens mais influentes do Brasil.

O Congresso contará ainda com outros 35 palestrantes do Brasil, Espanha e Estados Unidos, entre os quais figuram o norte-americano Brian Perkins – consultor para os distritos escolares nos EUA, China e África do Sul – e o espanhol Carlos Marcelo, doutor em educação e autor de mais de quinze livros, entre eles “Ensinando a ensinar. As quatro etapas de uma aprendizagem”.

Ao todo, serão 20 palestras, 16 minicursos e dez conferências em três dias de programação, com temas como “Dez ideias chave para a gestão da sala de aula”, “Bullying e Cyberbullying – O que fazemos com o que fazem conosco”, “A pedagogia de bits e os processos de inovação na escola” e “ Inovando com tecnologias na escola”.

Atividades extras
Paralelo às palestras e oficinas, o Congresso Nacional de Tecnologia da Educação promove mais uma vez o Salão de Tecnologia e Inovação, com exposição e venda de produtos de alta tecnologia para a educação e de empreendimentos focados no setor. Serão expostos livros, computadores e softwares, equipamentos multimídia, serviços e acessórios relacionados ao tema.

Outra atividade de destaque é o Espaço do Conhecimento, destinado à socialização de relatos de experiências, resultados de pesquisas científicas e produção de material didático em relação ao uso de tecnologias na educação, bem como de soluções inovadoras no ensino. O Espaço bateu recorde em número de inscrições este ano. Foram 360 trabalhos escritos e 200 aprovados, sendo 100 para pôsteres e 100 para apresentação oral.

Além do Salão de Tecnologia e Inovação e do Espaço de Conhecimento, a 13º edição do Congresso traz o Prêmio Lucilo Ávila Pessoa de Educação, que tem como finalidade de reconhecer e valorizar o mérito de professores do Estado de Pernambuco, pela contribuição para a melhoria da qualidade da educação básica.

SERVIÇO: 
XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação
Tema: Educação, Tecnologia e a Escola do futuro
Período: 23 a 25 de setembro
Local: Centro de Convenções e Pernambuco, em Olinda
Inscrições: online pelo site www.tecnologianaeducacao.com.br até 10/9, enquanto houver vagas
Mais informações: www.tecnologianaeducacao.com.br

Fonte: newssenacpe.blogspot.com.br

Anúncios