Fundação Joaquim Nabuco realiza curso de documentário no Recife

A Fundação Joaquim Nabuco, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, realiza, entre 14 de setembro e 14 de outubro, o curso de Documentário Urgente, ministrado pelo documentarista e antropólogo Ernesto de Carvalho. A oficina, que possui carga horária de 40h (duas aulas semanais durante o mês), ocorrerá pela manhã, no Campus Recife da UFPE. Para participar, é necessário seguir as instruções presentes no edital. A inscrição é gratuita e os horários serão divulgados após a seleção dos participantes.

O curso propõe uma reflexão teórica e uma experimentação prática sobre documentário e suas possibilidades, focando em processos de conflito, participação social, disputa por visibilidade e resistência. Também tem o objetivo de explicitar a relação entre militância, propaganda, arte e documentário.

Sobre Ernesto de Carvalho

Ernesto de Carvalho é documentarista (diretor, montador e fotógrafo), antropólogo e doutorando do curso de Antropologia da New York University. Desenvolve pesquisa sobre a utilização do audiovisual por comunidades indígenas, ligadas ao projeto Vídeo nas Aldeias, e é integrante do Movimento Ocupe Estelita, no Recife. Participou da edição do livro “Vídeo nas Aldeias 25 anos – Cineastas Indígenas”, com Vicent Carelli e Ana Carvalho. É, desde 2007, coordenador de programas (oficinas/projetos) junto ao Vídeo nas Aldeias e de oficinas de vídeo em comunidades Hunikui, Ashaninka, Macuxi, Mbya-Guarani, Gavião-Parkatejê. Além disso, também é professor, desde 2013, do ciclo básico de pesquisa em audiovisual, no módulo “Cinema e a cidade”, da Escola de Audiovisual Vila das Artes, em Fortaleza (CE).

Link do edital do curso: http://www.fundaj.gov.br/images/stories/canne/editais2015/EDITALSelecaodeAlunos-Recife-ErnestodeCarvalho.pdf

Fonte: http://www.fundaj.gov.br/

Anúncios