Ambição X Ganância: o que você quer para sua carreira?

“Sua imagem profissional é construída durante toda a vida”.

Certa vez escutei esta frase de uma professora que eu admirava muito durante a minha primeira graduação. No começo eu não entendi, já que, para mim, a partir do momento em que as pessoas entravam em contato comigo, saberiam como eu era como profissional. No entanto, ao longo do tempo (e hoje ainda) eu fui concordando com esta professora.

Creio que muita coisa na nossa vida funciona como um ciclo, ou seja, tem começo, meio e fim, e novamente um começo – ou recomeço, para algumas pessoas. Como um ciclo, cada etapa é um processo e requer atenção para que possamos interpretar situações, aprender com nossos erros e assumirmos a responsabilidade por nossas ações – sejam elas boas ou ruins. E tudo isso é uma construção que perdura pela nossa vida profissional. Somos influenciados por nossas crenças, amigos, familiares, colegas e até desconhecidos, além dos cursos e formações que vamos realizando.

Em algum momento o sentimento de querer mais, de avançar, de poder crescer naquilo que é feito torna-se tão forte e inquietante que acaba trazendo questionamentos, alguns de ordem moral. Neste ponto, a referência que norteará o profissional vai ter influência direta na percepção que o mercado de trabalho terá. Esta referência é orientada pela percepção que o indivíduo tem das palavras ambição e ganância:

Ambição: é a busca do melhor para si e para as pessoas que estão próximas através do respeito, do esforço e da meritocracia.

Ganância: é a busca do melhor para si, não medindo esforços para conseguir o que se deseja, utilizando a mentira, inveja, falsidade de toda ordem.

Como você pôde ler, os dois conceitos envolvem a busca do melhor para si, a questão é de que forma isso vai acontecer e, querido (a) leitor (a), essa escolha faz toda a diferença!

Faz diferença para você receber indicações.

Faz diferença para você adquirir qualidade de experiências, e não simplesmente quantidade.

Faz diferença para você criar e solidificar sua própria identidade profissional. E identidade é o que muita gente precisa hoje!

Entendendo a relação existente entre as palavras ambição e ganância, há uma probabilidade maior de seu ciclo profissional ser constantemente renovado, de maneira positiva e com bons aprendizados, criando infinitas possibilidades – seja em tempo de crise ou de bonança.

Sábias palavras daquela professora: “Sua imagem profissional é construída durante toda a vida”.

Para se inspirar, deixo o vídeo “O impacto de nossas ações

Paz e bem.

Por Ricardo Verçoza – Professor, Administrador e futuro Jornalista.

Twitter: @CapitaoCoragem

Snap: capitao13

Instagram: @capitao13

Facebook: Ricardo Verçoza Mendes

Anúncios