“Seminário Destino PE” contemplou mais de mil pessoas em 150 municípios

Depois de percorrer os municípios pernambucanos, do Litoral ao Sertão, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco – Governador Eduardo Campos (Empetur), realizou, nesta terça-feira (21/7), em Ipojuca, o último encontro com o trade turístico do Estado dentro da ação “Seminário Destino PE”. O objetivo do evento é mapear as demandas de turismo e esportes, os atrativos das cidades e analisar as dificuldades enfrentadas no desenvolvimento dos setores.

Nos últimos dois meses, o Estado ouviu mais de mil pessoas ligadas a Turismo e Esportes de Pernambuco, do Litoral ao Sertão, em mais de 150 municípios. Em Ipojuca, participam do encontro o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, o presidente da Empetur, Luís Eduardo Antunes, o vice-prefeito de Ipojuca, Pedro Mendes, o secretário de Turismo de Ipojuca, Rui Xavier, o presidente da ABIH/PE, Artur Maroja, e o presidente do Porto de Galinhas Conventions Bureau, Otaviano Maroja, além de representantes de associações ligadas ao turismo, ao artesanato, à cultura popular, esportes, meios de hospedagem, agências, bares e restaurantes, locadoras de carro, organizadores de eventos e guias de turismo.

O objetivo do “Seminário Destino PE” é identificar os principais problemas e sugestões para melhoria da infraestrutura de apoio ao Turismo, como sinalização turística, requalificação de vias públicas e saneamento básico. Também são elencadas as dificuldades enfrentadas pelos empresários e pela gestão pública no desenvolvimento do turismo de cada município. Outro objetivo é mapear os atrativos e equipamentos turísticos de cada região. Foi criada uma temática específica para Esportes e Lazer, em que os representantes dos municípios puderam detalhar as necessidades de cada localidade relativas ao tema. Por fim, também foram identificadas as necessidades de capacitação profissional do setor.

“Precisávamos manter diálogo com todos que trabalham com turismo e esportes em Pernambuco, para saber as demandas. Começamos no Sertão, em Petrolina, e encerramos no Litoral, em Ipojuca. Com os dados obtidos nos seminários poderemos ser mais assertivos para realizamos ações em sintonia com o que o setor necessita”, destaca Felipe Carreras. Com o encerramento da fase inicial do “Seminário Destino PE”, os dados obtidos em cada encontro serão coletados e sistematizados por uma consultoria contratada para efetuar a análise. A segunda etapa do projeto será o retorno aos municípios, em setembro, para informar as ações solicitadas e como serão colocadas em práticas.

Informações com a Assessoria de Comunicação

Anúncios