Naná Vasconcelos ministra no Recife “Workshop Orgânico”

O percussionista Naná Vasconcelos, conhecido internacionalmente, eleito oito vezes o melhor do mundo na área, vencedor de oito prêmios Grammy, estará ministrando, no Recife, no próximo dia 25 de julho, às 9h30 (duração: 2h), um “Workshop Orgânico”, aberto ao público em geral. O encontro acontece no Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro, no Recife Antigo. O Workshop objetiva abranger vários tipos de grupo, não importando nem mesmo a idade, pois o trabalho pode ser feito tanto para pessoas do meio artístico, incluindo músicos, cantores, atores e bailarinos, como também funcionários de empresas, como um trabalho de sensibilização em convenções específicas ou mesmo como inspiração para exercícios de relaxamento e senso de equipe praticados no dia a dia. 

Durante o evento, Naná também contará um pouco de sua trajetória e vai revelar aspectos da cultura africana miscigenada no Brasil, resultando em ritmos como samba e maracatu. Lembra que sua inspiração para montar esse workshop surgiu de um trabalho realizado na França, com crianças que apresentavam dificuldade de coordenação motora em suas atividades comuns.

O workshop se inicia com todas as pessoas dispostas num círculo e o percussionista no meio. Pelo próprio caminhar das pessoas, Naná começa passar seus conceitos de ritmo, espaçamento de tempo, respiração e as possibilidades sonoras que o corpo e suas funções propiciam. Os participantes marcam o ritmo com os pés, depois são estimulados a usar as mãos e, finalmente, a voz. Após um intervalo, no qual o percussionista troca impressões com o grupo, os participantes costumam voltar à atividade muito mais integrados e desinibidos para os exercícios finais da experiência.

“O workshop tem a vocação de liberar sentimentos, movimentos e sons que a própria pessoa desconhecia em si mesma”, diz NanáParticipe! Local: Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro: Rua Mariz e Barros, 328, Bairro do Recife. Informações: 81 – 99970-8970.

Anúncios