Doação de órgãos ganha mais um reforço em Pernambuco

Atualmente, cerca de 1200 pessoas estão na fila por um órgão em Pernambuco. Para ajudar esses pacientes e diminuir o tempo de espera, existem as Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTTs). O Hospital Memorial Jaboatão (HMJ) acaba de ter uma dessas comissões habilitadas pala Central de Transplantes de Pernambuco.  

As CIHDOTTs trabalham em regime de plantões diários nos hospitais e monitoram casos com potencial para doação de órgãos ou tecidos, além de fazer sensibilizações e treinamentos com funcionários dos hospitais para promover a doação de órgãos. Também são responsáveis pela documentação exigida e pela identificação de famílias que desejam fazer a doação.  Com a nova comissão no HMJ, Pernambuco passa a ter 12 CIHDOTTs funcionando.

No HMJ, a equipe multiprofissional recebeu treinamentos e capacitações, bem como a habilitação necessária para iniciar as atividades da CIHDOTT. “Estamos honrados em contribuir para a consolidação do processo dos transplantes no HMJ e, consequentemente, com a melhoria dos transplantes no Brasil, visto que a fila de espera é regulada pelo SUS”, afirma o coordenador da CIHDOTT do HMJ, Richardes Caúla.

Informações com a Assessoria de Comunicaçõ