Colégio Apoio participa de etapa nacional do First Lego League

Após vencer a etapa sudeste do campeonato de robótica First Lego League (FLL), que aconteceu no Espírito Santo em 2014, os dez alunos que compõe a equipe ApoioBot, do Colégio Apoio, estão de malas prontas para a etapa nacional, a ser realizada em Brasília. O evento, considerado um dos mais importantes campeonatos de robótica do mundo, acontecerá entre os dias 13 e 15 de março no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O tema proposto este ano, World Class, provoca os competidores a buscarem estratégias para aperfeiçoar a experiência de aprendizado. O vencedor da etapa nacional participará do campeonato mundial, que ocorre em abril, nos Estados Unidos. 

Os estudantes pernambucanos apresentarão, em Brasília, o aplicativo APPrender e o Robô Sushi. O primeiro visa educar crianças acerca do consumo consciente de forma interativa por meio de jogos de tabuleiro. O trabalho é fundamentado nas teorias dos filósofos Piaget, Vygostky, Vergnaud e Paulo Freire. O Robô Sushi foi produzido para participar das tarefas exigidas na competição. 

“A robótica no Colégio Apoio aponta um novo caminho metodológico, repleto de significados e realizações para nossos alunos e educadores. O campeonato é de mobilização mundial e discute temas extremamente importantes para a humanidade. Isso mostra ao aluno como tornar real o que ele aprende na sala de aula”, afirma a especialista em tecnologia e professora Vancleide Jordão. Para a Diretora Pedagógica da instituição, Terezinha Cysneiros, é uma grande satisfação acompanhar os estudantes nessa jornada. “Com muito orgulho vejo a equipe de alunos coesa, participativa e comprometida com o campeonato. A minha expectativa é realizarmos um bom trabalho em Brasília.”

A equipe ApoioBot é formada pelos alunos Bruno Bueno, Ceça Gomes, João Pedro, Lucas Melo, Lucas Figueiras, Matheus Batista, Marina Monteiro, Maria Eugênia, Victor Ting e Vitor Régis. A coordenação é da diretora pedagógica do Apoio, Terezinha Cysneiros, juntamente com a profª. Vancleide e o ex-aluno e técnico da equipe Pedro Jorge. 

Dezenas de equipes formadas por crianças e jovens de diversos estados do Brasil serão avaliadas em quatro etapas: Core Values, em que os times são avaliados no trabalho em equipe e inspiração; em Projeto de Pesquisa, as equipes devem escolher um tema que considerem interessante e criar uma solução inovadora; em Design do Robô, será avaliado o trabalho nas subcategorias de desenho mecânico, estratégia e inovação e programação; e, em Desafio do Robô, as equipes o projetam, montam e programam para executar uma série de tarefas. Contatos: Terezinha Cysneiros (diretora) – 3441.5015 / 9964.5722.

Informações com a Assessoria de Comunicação.

Anúncios