Como otimizar o seu tempo de estudo

Cada dia que passa nossa vida e rotina mudam com rapidez. Seja por conta do trabalho ou da vida pessoal. Paralelamente a isso, a exigência de mercado também caminha na mesma velocidade. Em busca de ser um profissional adequado e mais completo, a atualização de conhecimentos e a inserção de novas ideias e conceitos se fazem necessários. Mesmo em se tratando de pessoas que não estão ainda inseridas no mercado de trabalho, mas que buscam, no estudo, uma forma de orientação e de futura colocação profissional.

Com a rotina corrida, nos sobra cada vez menos tempo para que possamos nos empenhar nos estudos, por isso é importante que se use bem o tempo que se tem! Abaixo, algumas dicas para que possamos lhe ajudar a se organizar e otimizar esse tempo:

1 – Tempo de estudo

Quanto tempo no seu dia tem para se dedicar aos estudos? O bacana é ter uma agenda/calendário para anotar as atividades regulares durante sua semana. Se você tem tempo à noite, após o jantar, reserve uma, duas horas para que você se organize os estudos. Lembre-se que nada é fácil. Estudar é cansativo e demorado, exige disciplina e motivação.

2 – Facilidade de horário

A escolha por cursos online é a forma mais bacana de se atualizar o conhecimento. A facilidade deles perante o presencial é simplesmente crucial e óbvia. Você não precisa se deslocar de sua casa, escritório. É você que faz seu horário de estudo, assiste às aulas, tira dúvidas com professores. Isso tudo online. Cada curso tem suas aulas em horários pré-determinados. Porém, os cursos online te proporcionam material que você pode acessar a qualquer hora. E com certeza as opções são muitas e você encontrará um curso que poderá fazer de forma a atender suas expectativas.

3 – De que forma estudar?

Cada aluno pode encontrar uma melhor estratégia de estudos. Não existe um método único e correto. Leia livros, artigos voltados ao seu curso e que acima de tudo te dê prazer. Você pode fazer anotações dos textos que lê em tópicos, contendo pontos principais do assunto em questão. Dessa forma, quando tiver de relembrar o texto, não precisa ler tudo novamente. Lance mão dessas anotações. Não é todo o dia também que estamos “inspirados” para estudar. Por vezes a assimilação pode ficar comprometida por um dia atordoado que você teve. Se deparar com essa dificuldade, não estude essas horas. Descanse. No dia seguinte você conseguirá retomar com mais clareza e disposição.

4 – Tempo escasso

Vamos supor que você tenha tido um dia super corrido, anormal e, já está percebendo que não dará tempo de dedicar aquelas horas que você reservou para estudar. Tente, durante o dia, relembrar algo que você tenha estudado. Rememorar por uns quinze minutos de seu almoço. Dessa forma, as matérias e os assuntos que são abordados no curso ficarão mais presentes em sua mente, não te distanciando dos estudos. Para isso, lembre-se das anotações que fez dos textos em tópicos mencionados acima? Pode trazê-las consigo e dar uma recapitulada.

5 –Persistência

Sempre quando iniciamos um curso estamos sempre animados. Mas, essa disposição inicial pode desaparecer com o passar do tempo. Por isso, o planejamento inicial é tão importante e deve ser realista, pois esta será a sua rotina por um bom tempo. Por isso, a escolha do curso deve estar diretamente relacionada a seu interesse. Um curso online que te dê prazer. Dessa forma, será atraente e intrigante de lidar com o mesmo assunto por um bom tempo. Assim, com um assunto bacana e que te desperte interesse será mais fácil driblar as dificuldades da falta de tempo ou tempo escasso para estudar.

6 – Motivação

Durante todo o processo de aprendizagem, você deve ter em mente qual o motivo que te levou a escolher esse curso online. Se foi por prazer, ótimo. Será mais gostosa a aprendizagem. Porém, existem muitos casos que os profissionais não escolhem o curso por vontade própria e, sim, são solicitados pelas empresas nas quais trabalham. Dessa forma, pode ser que o curso não seja tão interessante.

Nesses casos, a sua conduta de pensamento pode se tornear dentro do objetivo de progredir na empresa e se munir de novos conceitos, se preparando para o mercado. De repente, após esse curso, você pode até ser convidado para uma vaga melhor, com melhores condições salariais. Isso seria uma boa motivação.

Então, lembre-se: a boa administração do tempo contribui para a diminuição do estresse, melhora o bem-estar e, portanto, aumenta a qualidade e expectativa de vida, te trazendo bom retorno tanto no âmbito pessoal quanto profissional!

Por Rebeca Magalhães Fernandes
Estudante de comunicação na universidade UNIP , 20 anos , estagiaria em uma Escola de idiomas, apaixonada por ler e escrever.
Contato : rebeca.mmfernandes@gmail.com

Facebook

Anúncios